Bolsa de valores: como começar a investir e não perder capital

Todo mundo já ouviu falar sobre o mercado de ações, mas poucas pessoas sabem o que esse conceito implica especificamente, como as bolsas são organizadas e quais instrumentos financeiros são negociados nelas. Como iniciante, entre no mercado de Valores Mobiliários e comece a ganhar, o que são futuros e opções, quais são os riscos de perder capital e como escolher um corretor .
Bolsa
“Uma bolsa de valores é o mercado em que os títulos mais confiáveis e líquidos são negociados, atendendo aos requisitos legais. Cada bolsa tem o direito de estabelecer condições adicionais para a admissão de ativos à negociação organizada”.
As bolsas atuam como um mercado regulamentado, conectando compradores e vendedores de ações e outros tipos de títulos financeiros,disse o professor associado, gerente do Programa de economia digital. Cada um deles, dependendo do tamanho e valor no mercado de capitais global, tem seu próprio nicho e especialização econômica.
Trabalho da Bolsa de valores de Tóquio
“Quanto maior a bolsa de valores, maior o interesse que ela representa para os participantes e oferece melhor infraestrutura e liquidez. Um dos elementos de sua avaliação é a capitalização de mercado. Esse é o número total de ações emitidas multiplicadas pelo valor de cada uma delas. A capitalização de mercado pode se referir a uma bolsa de valores inteira ou a uma ação individual”, diz O especialista.
Tipos de bolsas de valores
As bolsas de valores são classificadas em:
—tipo de produto vendido — Commodity, estoque, moeda (criptomoeda);
– forma de organização-público, privado (comercial), misto;
– tipo de transações-commodities, opções, futuros, mistos;
– status-com ou sem acesso internacional;
– tipo de participação-aberto e fechado.
“Existem trocas universais, dentro das quais existem várias seções. Por exemplo, a maior bolsa de valores é uma plataforma multifuncional que consiste em vários mercados especializados”, explica Ekaterina Bezsmortnaya.
Do ponto de vista do status legal, eles distinguem:
– público – legal-organizações que estão sob constante controle estatal;
– privado-são criados na forma de sociedades anônimas, são absolutamente independentes na organização da negociação de ações, operam dentro da estrutura da legislação.
Membro do Fórum de investimento no centro de comércio internacional
De acordo com a Lei Federal de 21.11.2011 nº 325-FZ “Sobre negociações organizadas”, apenas uma sociedade anônima pode ser uma bolsa de valores.
Sophia Glavina observa que na prática mundial a estrutura dos mercados de Capitais Globais foi formada, dentro da qual as bolsas de valores são geralmente divididas em dois grupos:
1 Global. Eles fornecem acesso a uma ampla gama de investidores — de Internacionais A regionais e nacionais. Eles são acessados por títulos de grandes empresas conhecidas, o que está associado a requisitos rigorosos de tolerância. Eles são caracterizados por alta capitalização, volumes significativos de negociação, maior liquidez. Lidere o número de empresas registradas.
2regional. Eles atendem a um território específico e se especializam em uma gama limitada de produtos, mercados e investidores. Os clientes dessas bolsas são principalmente investidores locais e estrangeiros com conhecimento e experiência em investimentos na região.
Membros da Bolsa
Na bolsa de Valores, um grande número de operações é realizado a cada minuto, nas quais participam:
O financista disse em que casos é melhor investir em ativos de rublo
– corretores-empresas intermediárias que fornecem ao investidor privado acesso à negociação. Eles agem exclusivamente em nome do cliente: realizam transações com valores mobiliários, mantêm registros de rentabilidade, pagam impostos por ele;
—reguladores — controlam a legalidade do funcionamento das bolsas de valores, emitem licenças para o trabalho ou roubá-los, multam por violações, protegem os investidores de empresas sem escrúpulos. Na Rússia, o Banco Central é o regulador, nos EUA-SEC-Securities and Exchange Commission;
– investidores-Pessoas Jurídicas e físicas que realizam transações na bolsa com a ajuda de um corretor e a abertura de uma conta de corretagem. Compre e venda instrumentos do mercado de ações( Valores Mobiliários, futuros, etc.) para atingir os objetivos financeiros de preservar capital e obter renda;
– emissores — empresas e organizações que emitem Valores Mobiliários. Seu interesse é levantar capital e obter fundos para o desenvolvimento;
– o registrador é um participante profissional que mantém um registro (Registro) de todos os valores mobiliários e sabe quem se torna seu detentor. Geralmente opera por acordo com o emissor;
– depositário-alguém que realiza operações de contabilidade e transferência de direitos sobre Valores Mobiliários. Quando os investidores fazem negócios, o depositário não transfere os títulos, mas altera as informações do Proprietário em seu sistema interno.